sexta-feira, 13 de maio de 2016

TBC faz inovação no mercado do Surf com produção sustentável





 Shaper Thiago Bastos Cunha adota novos hábitos junto com sua equipe. Foto: Divulgação. http://waves.terra.com.br
Coleta seletiva e reutilização da água usada na produção são apenas algumas medidas adotadas pelo shaper da TBC.
Consciente em manter uma produção que possa amenizar alguns danos causados pelos resíduos tóxicos usados na confecção de pranchas de surf, o shaper Thiago Bastos Cunha, proprietário da marca Pranchas TBC, adotou novos hábitos junto com sua equipe.

Agora, toda a sobra de material é recolhida para reutilização. O objetivo, segundo ele, é buscar sustentabilidade na produção, a partir de novos hábitos no processo operacional, como a coleta seletiva e a reutilização da água.
“A poeira é coletada através de exaustor e filtro de manga. Os gazes (uma tela de nylon) passarão por processo de lavagem e a água será decantada e reutilizada na produção, sem seguir para linhas pluviais. Nesses últimos casos, é necessário um  investimento bem pesado e burocrático. Para isso, é fundamental apresentar um projeto, já em andamento, na busca do processo ideal. Como, por exemplo, a captação de água da chuva para utilização em banheiros e limpeza de pátios”, explicou o shaper.Segundo Cunha, todos os seus colaboradores estão devidamente orientados e treinados para a separação coletiva.“Já começamos a implantar os programas obrigatórios como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e o LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho). Estar alinhado a estes conceitos é importante e necessário e obrigatório para o correto funcionamento da fábrica”, explicou.A atual estrutura da fábrica, com sede em Aracaju, Sergipe, funciona em um galpão de 350m², dentro de um terreno com  1480m², e produz incessantemente de maneira equilibrada, condicionado ao recolhimento de todo o resíduo para reutilização.“Eu amo o que faço e, diariamente, preciso funcionar bem para a empresa cumprir suas obrigações e dar lucro. Para isso, estou sempre me aperfeiçoando, buscando ampliar meus conhecimentos e continuar progredindo”, comentou TBC.  ( Fonte  Site Waves). 
Por Viviane Freitas


 Para saber mais sobre o shaper, é só seguir @pranchastbc no Instagram ou visitar o Facebook e o site Pranchastbc, que, em breve, contará também com atendimento online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário